twitter

undefined
undefined

Está disponível as atividades do 1º ano. Click na figura abaixo:

undefined
undefined

ESSE ARRAIÁ EU NUM POSSU PERDÊ SÔ!!!!

undefined
undefined

Está disponível a ativiade de espanhol da prof.ª Valdirene.

Click n link para ir para a página de atividades


ATIVIDADES

undefined
undefined

undefined
undefined

O CEGP em parceria com a Secretaria Estadual de Educação promove mensalmente atividades e  ações  práticas que abordam esta temática. Neste mês os alunos do vespertino participaram de um concurso de frases  e a nossa homenagem vai pra todos e em especial para o aluno Ariel do 9°B que teve sua frase selecionada. Parabéns Ariel!!!!!

undefined
undefined

ATENÇÃO

Estaremos realizando PLANTÕES PEDAGÓGICOS para entrega de notas do I bimestre. Fiquem atentos para o cronograma:
12/05/2011 – 6º Ano e 7°s Anos
13/05/2011 – 8ºs Anos
16/05/2011 – 9°s Anos e 1º Ano H

undefined
undefined

http://www.4shared.com/document/Y1vOkfgk/Modernizao_e

undefined
undefined

http://www.4shared.com/document/Ixx-

undefined
undefined

Lembramos que haverá aulas somente na segunda e terça-feira (18 e 19 de abril) e que estaremos voltando às atividades no dia 25.

Que a paz esteja no coração de todos nesta páscoa!

undefined
undefined

Colégio Garavelo Park, como sempre, atuante nos eventos esportivos.

Esse time  de guerreiros obteve o 1º lugar nas Olimpíadas Escolares desse ano na categoria Juvenil em Futsal. Valeu moçada!

 Alunos: Alan (1ºI), Matheus (1ºA), Gustavo (3ºB), Wellinghthon Karlos (1ºG), Hugo(2ºA),  Johnathan (2ºA), Eric Jhoson (1ºD), José Carlos (1ºA), Weric (1ºJ), Guilherme (2ºF). Auxiliar Técnico: Karlos Júnior. Prof° Fábio.


 Eles arrasaram!!!
Parabéns!!!

undefined
undefined

Fonte: CopyRight © Tilibra

Comunicar, eis a principal finalidade de uma redação. Ou seja: dizer algo, por escrito, a alguém. Mas o que? A primeira operação para redigir um tema é compreender corretamente o enunciado contido no título. Um exame cuidadoso do título proposto dá ao estudante a exata delimitação do assunto, permite-lhe perceber imediatamente como desenvolver o pensamento para não fugir do tema. E conduz ao segundo passo: fazer um esboço do que vai ser dito.
Há quem prefira esboçar o tema mentalmente. Nunca é demais, porém, tenha o cuidado de anotar o plano, de modo que seja fácil segui-lo depois. Fazer um esboço depende, é claro, do conhecimento do aluno. E até mesmo do assunto. Mas um macete infalível é o da divisão em três partes: introdução, desenvolvimento, conclusão. Começa-se por chamar a atenção do leitor para o assunto, digamos, "A descoberta do Brasil", falando sobre a situação de Portugal no século XV, o florescimento cultural, a Escola de Sagres e as técnicas de navegação ali aperfeiçoadas. É a introdução, que conduzirá ao desenvolvimento: a frota de Cabral, seus objetivos, a viagem e seus problemas, a chegada a Porto Seguro, a comunicação da descoberta. Conclui-se de modo a evidenciar a importância que foi atribuída ao fato, na época, podendo-se adiantar algo sobre o significado histórico que teria depois.
Na exposição de assunto científico ou de caráter interpretativo, é bom lembrar que o sistema é: antecipar o que se vai provar, provar o que se havia proposto e enunciar o que já se provou. Nunca deixar, também, de enumerar em estrita ordem alfabética, todas as fontes e toda a bibliografia utilizada para compor o trabalho. Depois de tudo escrito, a tarefa ainda não terminou. A redação feita em casa ou em classe deve ser revista. É preciso ver se foram utilizadas as palavras mais expressivas, se não há erros de grafia, se a pontuação foi bem feita. Não se exige de ninguém um texto literariamente perfeito, mas escrever corretamente é obrigação.

Fonte: CopyRight © Tilibra : http://www.bestreader.com/port/txcomoestudar.htm


undefined
undefined

'Méson B' foi encontrada por equipe da Universidade de Siracusa.
Pesquisadores esperam explicar mistério sobre antimatéria.

(Fonte: G1)

Cientistas da Universidade de Siracusa, nos Estados Unidos, detectaram uma partícula rara chamada méson B ao analisar os dados do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), experimento do Centro Europeu para Pesquisas Nucleares (Cern). O estudo a respeito da partícula foi divulgado na revista científica "Physics Letters B" nesta segunda-feira (28).
Os fisicos acreditam que a partícula tenha existido nos primeiros momentos do Universo, logo após o Big Bang. Atualmente, o méson B só consegue ser recriado a partir de colisões de prótons, lançados a altíssimas velocidades em aceleradores de partículas como o LHC.
Com o estudo, os pesquisadores, liderados pelo físico Sheldon Stone, esperam compreender melhor as características da antimatéria - uma espécie de "inverso" da matéria que conhecemos. Um exemplo é o pósitron - tal como um elétron, mas com carga positiva -, sem o qual a tecnologia de exames de tomografia conhecidos como pet scan não seriam possíveis.

Prótons e nêutrons são feitos de unidades chamadas quarks, que também possuem sua versão no mundo da antimatéria: os antiquarks. O méson B nasce a partir da união de um tipo de quark com um tipo de antiquark.
Um dos mistérios que os especialistas buscam resolver é como a antimatéria - teoricamente abundante no início do Universo - deixou de existir com o passar do tempo.
A pesquisa da equipe de Sheldon Stone foi financiada pela Fundação Americana de Ciência (NSF, na sigla em inglês). Ao todo, o grupo recebeu mais de US$ 3,5 milhões para estudar os dados fornecidos pelo acelerador do Cern.

(Fonte: Site G1 http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/03/cientistas-dos-eua-detectam-rara-particula-ao-analisar-dados-do-lhc.html)

undefined
undefined

(Fonte: Site do G1)


(Fonte: Site do G1 http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/cientistas-japoneses-acham-niveis-de-iodo-acima-do-limite-30-km-da-costa.html)

undefined
undefined

Está disponível para download o Teste de Química do 3º ano NOTURNO. Entre na página "Atividades Postadas" ou click na figura abaixo.

undefined
undefined

O teste de Química do 2º ano está disponível na página Atividades Postadas e pode ser acessada no quadro ao lado ou basta clicar no link abaixo.

Atividades Postadas

ou basta clicar na foto abaixo para ter acesso ao teste.

undefined
undefined

Está disponível a apresentação do contéudo das aulas de Química do 1º ano do turno NOTURNO. Os tópicos são:
- Transformações de Unidades;
- Elementos químicos e Substâncias;
- Substâncias Puras;
- Misturas;
- Separação de Misturas;

A aula está na página de Apresentações de Aulas que está disponível no quadro ao lado, ou click no link abaixo.

Apresentações

undefined
undefined

Nave da Nasa passará quase um ano girando ao redor do planeta. É a segunda sonda da agência espacial norte-americana a visitar o planeta.

 (Fonte: Site do G1)

Imagem de Mercúrio feita pela sonda Messenger
(Foto: Nasa/AP)

 A sonda Messenger entrou na órbita de Mercúrio às 23h da quinta-feira (17), horário de Brasília. A nave ficará cerca de um ano em torno do planeta mais próximo do sol. Esta é a segunda vez que uma missão da Nasa leva uma sonda até lá – em 1974, a Mariner 10 enviou para a Terra imagens do planeta.

Contudo, a Messenger é a primeira a entrar na órbita de Mercúrio. Ela levará 12 horas em cada volta, a uma altitude mínima de 200 km em relação ao planeta. A sonda foi lançada em agosto de 2004 e, desde então, sobrevoou a Terra e Vênus.
"Apesar de sua proximidade à Terra, Mercúrio foi, por décadas, um planeta comparativamente inexplorado", apontou Sean Solomon, um dos pesquisadores que desenvolveram a Messenger.
"A Messenger é um grande exemplo de como os nossos cientistas estão inovando para continuar desenvolvendo o conhecimento humano", afirmou Charles Bolden, administrador da Nasa que estava no controle da missão no momento em que a entrada na órbita foi confirmada.

(Fonte: Site G1; http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/03/sonda-messenger-entra-na-orbita-de-mercurio.html)

undefined
undefined

Energia nuclear. O que é?

(Site: Eletrobras)

Os átomos de alguns elementos químicos apresentam a propriedade de, através de reações nucleares, transformar massa em energia. Esse princípio foi demonstrado por Albert Einstein. O processo ocorre espontaneamente em alguns elementos, porém em outros precisa ser provocado através de técnicas específicas.Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.
A fissão do átomo de urânio é a principal técnica empregada para a geração de eletricidade em usinas nucleares. É usada em mais de 400 centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coréia do Sul, Paquistão e Índia, entre outros.
A maior vantagem ambiental da geração elétrica através de usinas nucleares é a não utilização de combustíveis fósseis, evitando o lançamento na atmosfera dos gases responsáveis pelo aumento do aquecimento global e outros produtos tóxicos. Usinas nucleares ocupam áreas relativamente pequenas, podem ser instaladas próximas aos centros consumidores e não dependem de fatores climáticos (chuva, vento, etc.) para o seu funcionamento.


Como funciona uma usina nuclear?

A fissão dos átomos de urânio dentro das varetas do elemento combustível aquece a água que passa pelo reator a uma temperatura de 320 graus Celsius. Para que não entre em ebulição – o que ocorreria normalmente aos 100 graus Celsius -, esta água é mantida sob uma pressão 157 vezes maior que a pressão atmosférica.
O gerador de vapor realiza uma troca de calor entre as águas deste primeiro circuito e a do circuito secundário, que são independentes entre si. Com essa troca de calor, a água do circuito secundário se transforma em vapor e movimenta a turbina - a uma velocidade de 1.800 rpm - que, por sua vez, aciona o gerador elétrico.
Esse vapor, depois de mover a turbina, passa por um condensador, onde é refrigerado pela água do mar, trazida por um terceiro circuito independente. A existência desses três circuitos impede o contato da água que passa pelo reator com as demais.
Uma usina nuclear oferece elevado grau de proteção, pois funciona com sistemas de segurança redundantes e independentes (quando somente um é necessário).

 (Clik na imagem)

 (Fonte: Site da Eletrobras. http://www.eletronuclear.gov.br/tecnologia/index.php?idSecao=2&idCategoria=19)

undefined
undefined

Estamos em fase de construção. Aguarde!!!